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A Alimentação e o Inverno!

Dizem os meteorologistas que a previsão é de frio e baixa de temperatura.
O nutricionista da PsicoNutri recomenda fazer refeições mais frequentes, em menores intervalos de tempo, dando prioridade a sopas e líquidos quentes:
Refeições quentes, especialmente sopas, com diversidade de hortaliças e legumes. Pode incluir por exemplo tomate, cenoura, abóbora, pimento (ricos em vitamina A e carotenoides), couves, brócolos, espinafres, espargos, agrião (vitamina C, magnésio e carotenoides), cebola, alho e cereais (selénio).
Leguminosas como grão, feijão, ervilhas ou lentilhas (fornecedoras de ferro, cálcio, potássio, fibras e vitaminas do grupo B), também são importantes e podem ser consumidas no prato ou igualmente incluídas na sopa.
Frutas (ricas em vitamina C), em especial cítricas (laranjas, tangerinas, clementinas), kiwi e frutos vermelhos;
Oleaginosas (vulgo frutos secos), tais como nozes, avelãs, cajus e amêndoas, entre outros (calóricos e com um vasto leque de vitaminas e minerais).
Infusões (chá) e outras bebidas quentes (consumo de líquidos é importante)
Peixe pode ser também uma opção, dado o seu teor de gordura polinsaturada e a sua menos difícil digestibilidade face à carne. Se optar pelo consumo de peixe, dê preferência aos selvagens.

Deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois provocam vasodilatação, perda de calor e dispêndio acrescido de energia;
É igualmente recomendado:
Reduzir o teor de sal nas refeições;
Reduzir ingestão de açúcar simples, alimentos e bebidas açucaradas.